domingo, 7 de fevereiro de 2016

A grande influência da família no desempenho escolar dos pequenos

Divulgação

O ano novo escolar começou… Seria ótimo se toda a família se reunisse em torno dos filhos para apoiá-los na educação.
Acontece que no início todo mundo se empolga com o retorno e/ou entrada dos pequenos na escola (ainda que com aquele aperto no peito de deixá-los longe por algumas horas), porém é natural que o entusiasmo diminuia ao longo do ano…
Para que isso não ocorra, existem medidas que a família pode tomar para não afastar o compromisso e o foco da educação. Isto significa fazer ajustes no estilo de vida das crianças.
A responsabilidade dos pais é fornecer as ferramentas para permitir que seus filhos se destaquem e alcancem seus objetivos. O que inclui a criação de um ambiente em casa propício para aprendizagem, um cantinho para prática dos estudos fora da sala de aula, com horário diário para leitura – momento em que os pais podem incentivar o hábito de ler desde cedo.
É no ambiente familiar que os pequenos continuam ampliando e aprofundando sua compreensão sobre o que acontece ao seu redor. Atitude e comportamento podem ser alimentados em casa. Numa atmosfera de amor e paz, os pais ajudam e muito na educação escolar dos pequenos.
A família são as bases do futuro de cada criança. Pais, cuidadores, avós e irmãos são modelos; as crianças se espelham em suas ações e são mais propensas a segui-los. Então mostre interesse na educação de seus pequenos e eles irão seguir por este caminho também.
Gaste tempo de qualidade junto dos pequenos, nada supera o tempo que a família passa com as crianças quando elas mais precisam!
Em meio às diferentes coisa que vêem, aprendem e sentem todos os dias, os pequenos precisam aprender a discernir o que é ou não saudável, partindo do que aprendem dentro de casa.
Mostre interesse no que seus filhos aprendem na escola e tenha tempo para ver os seus deveres ou tarefas e fornecer ajuda sempre que necessário.
As crianças também precisam completar a escola com atividades externas, como a leitura, por exemplo. A leitura incentiva as crianças a serem pensadores independentes e ter uma mente analítica. Elas também precisam de tempo para brincar e descansar. Proporcionar acesso a novos meios digitais com conteúdo próprio para a idade e que colaboram no desenvolvimento intelectual é uma excelente alternativa para entretenimento e aprendizagem ao mesmo tempo. Bom ano letivo a todos os pequenos!
Leiturinha oferece uma plataforma digital desenvolvida com carinho especialmente para os pequenos. São mais de 1000 livros e vídeos voltados para o público infantil  e só irão contribuir para seu desenvolvimento. Conheça a Leiturinha Digital!
Informações de Fiji Sun. Fonte: BlogLeiturinha. EMT - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário