quarta-feira, 22 de junho de 2016

Samira, a minhoca de sorte, ganha duas novas aventuras neste mês - Editora Adonis - Americana - SP


Escritos pela carioca Vera Seleto contos marcam encerramento da saga

A minhoca que quase já virou isca para peixe, se aventurou pelo Parque Ecológico e até mesmo conheceu um borboletário, passa agora por novas peripécias nas duas novas publicações da Adonis neste mês. Samira e o siri apaixonado e Samira encontra Samir têm lançamento no dia 26 de junho, domingo, às 10h30, no quiosque Gostinho de Leitura, que fica no Parque Ecológico Municipal de Americana, com sessão de autógrafos e distribuição de pipocas.
Nas duas novas histórias, a carioca Vera Lúcia Seleto divide com o leitor mais curiosidades sobre o anelídeo mais famoso entre os animais, a minhoquinha Samira. Em Samira e o siri apaixonado a escritora divide autoria com uma de suas netas, Milena, de 17 anos, e decide levar a minhoca para a praia, onde ela foi sequestrada por um siri. “A parceria com a Milena surgiu por conta dela sempre se sobressair nas redações da escola e escrever histórias criativas em casa. Pedi ajuda para ela e criamos um clima de suspense para essa história da Samira”, explica Vera.
Já na obra Samira encontra Samir, último livro da saga publicada pela Editora Adonis desde 2005, Vera decidiu levar a minhoquinha ao shopping e encontrar um parceiro para viverem seguros, juntos, em um canteiro, encerrando assim um ciclo de 5 publicações e, é claro, como não poderia ser diferente, homenageando o responsável pela criação de todas essas histórias. “A ideia de escrever um livro sobre minhoca se deu em 1980, quando meu aluno na época, o Samir, com 4 anos de idade, trouxe um vidro com uma minhoca que havia caído de um vaso de planta de sua casa. Procurei na estante da sala de aula e na biblioteca, não encontramos nenhuma história de minhoca. Foi aí que surgiu a oportunidade de contar uma história e, ainda, homenagear esse meu aluno com o nome da personagem principal, Samira”, conta a escritora, que atuou por anos na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro e na rede municipal de Americana.
Samira e o siri apaixonado e Samira encontra Samir se unem agora aos já publicados Samira, a minhoca de sorte (2005), Samira vai ao Parque Ecológico (2007) e Samira vai ao borboletário (2013), livros que entrelaçam informações sobre o universo das minhocas ao enredo. “Queria que a coleção da Samira trabalhasse com o público infantil as várias etapas da história. A minhoca é um anelídeo e para a natureza ele é muito importante. Com esses dois novos livros, consegui realizar um sonho de mais de 30 anos e trazer para o publico infantil uma coleção que contando a história de uma minhoquinha consegue trabalhar com suavidade o valor desse anelídeo para a natureza, e assim levar ao leitor conhecimento”, conclui a escritora.
Durante o lançamento, no próximo domingo, Vera e Milena Seleto partilham a história com o público do Leitura com Pipoca e ficarão disponíveis para autógrafos e fotos. Sorteio de exemplares das obras e distribuição gratuita de pipoca fazem parte da programação do lançamento, que acontece durante o tradicional projeto Leitura com Pipoca.
Lançamento Samira e o siri apaixonado e Samira encontra Samir
Dia 26 de junho, às 10h30, no quiosque Gostinho de Leitura (durante o projeto Leitura com Pipoca)
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana.
EMT - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário