quinta-feira, 7 de julho de 2016

Leiturinha - O papel da natureza no estímulo sensorial e na formação das crianças


A criança percebe seu próprio corpo por meio de todos os seus sentidos. Descobre que o seu corpo ocupa um espaço no ambiente em função do tempo, que capta imagens, que recebe sons, que sente cheiros e sabores, dor e calor, que se movimenta. O contato com os elementos natureza permitem um aprimoramento do esquema corporal, da motricidade ampla e da percepção espacial, pois viabilizam mais espaços, colocações, estruturas para que o corpo se movimente, mais texturas e formas para serem explorados, mais estímulos aos sentidos e mais conhecimento sobre o seu corpo, seu planeta, sua forma de vida suas possibilidades e limites.
Uma das melhores formas de estimular e começar uma educação ambiental e uma proximidade com a natureza, é introduzindo temas como o cuidado com o nosso próprio ambiente, com o próximo, o respeito incondicional a nossa mãe terra e acima de tudo, o amor. Além dos benefícios práticos pra seu futuro tais como econômicos, educacionais, a educação ambiental permite a propagação de elementos indispensáveis para a vida em nosso planeta.
Os quatro títulos da Coleção Meio Ambiente, da Editora Vieira & Lent: O arA águaA terra; e As plantas; disponíveis para ler na Leiturinha Digital, são grandes auxiliadores desse processo de educação ambiental para os pequenos e podem ser trabalhados também em sala de aula nos projetos em prol do meio ambiente.
Na coleção, os autores tentam responder da maneira mais simples possível perguntas como: Como podemos saber que o ar existe? Como funciona a nossa respiração? Como a terra surgiu em nosso planeta? Quais são as diferentes formas em que aparece? Afinal, por que a água é tão importante? E mais, se nosso planeta é quase todo coberto por água, por que o chamamos de Terra? E na terra, você sabe o que é uma planta? A natureza é a coisa mais básica que podemos falar quando abordamos o assunto meio ambiente com os pequenos. Juntos, iremos descobrir que as barreiras de raça, cultura, idade, politica e sexo desaparecem quando falamos com entusiasmo com alguém sobre nossos bens naturais, especialmente quando cuidamos do nosso próprio cantinho.
Os livrinhos ainda abordam a importância da reciclagem e os riscos que corremos com o acúmulo de lixo e de poluição. Muitas dicas sobre como podemos atuar para protegê-la, preservando o meio ambiente e, assim, a todos – pessoas, plantas e bichos – que habitam o planeta Terra.
Colocando o que o pequeno a prendeu na prática…
Que tal então levar pra prática tudo de lindo que você viu nesse livrinho junto ao seu pequeno? Uma dica é usar rolos de papel higiênico como sementeira e germinar diversas plantas maravilhosas! Basta ter uma forma (por ser alumínio ou isopor reciclado de uma ida ao restaurante, qualquer outro tipo de material), preenchê-la com areia, enterrar um pouco os tubos, para os manter firme e os preencher com terra, enterrando as sementinhas. Você pode escolher sementes como de girassol, ervilha, manjericão, salsa que podem ser facilmente manuseadas por crianças. Pronto, é só esperar que as sementes comecem a germinar e regar sempre que necessário.
Boa leiturinha e bom plantio!
Dica de leitura: Coleção Meio Ambiente: O ar; A água; A Terra; e As Plantas.
Autores: 
David Palatinik e Israel Felzenszwalb
Ilustrações:
 David Palatinik
Editora: Vieira & Lent
Melhor Idade: a partir de 1 ano
Fonte: http://blog.leiturinha.com.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário