quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Dicas para garantir a saúde auditiva do seu filho - Blog Leiturinha

Foto: Divulgação

Coluninha | Por Lílian Kuhn.

Férias chegando, criançada com tempo livre… que tal reservar uns minutinhos para cuidar da audição do seu filho? Poucos sabem, mas esse sentido está diretamente relacionado ao desenvolvimento da linguagemaprendizagem e socialização do ser humano. Por isso, cuidado e acompanhamento se tornam essenciais desde sempre. Uma curiosidade: a partir da 16ª semana de gestação os bebês já podem até responder aos estímulos sonoros externos ao corpo da mãe. Legal, né?!
Bom, vamos lá! A regra número 1: evite exposição da criança aos ambientes barulhentos. Os sons surgem a todo o momento, a gente sabe, mas muitas vezes eles podem ser extremamente prejudiciais. No caso dos pequenos, o perigo é ainda maior porque o sistema auditivo ainda está em processo de desenvolvimento e maturação. Cuidado com os estouros de fogos de artifício (muito comuns nesta época por conta das festas juninas), aparelhos de som e televisão com os volumes muito altos e, para os mais crescidinhos, atente-se aos fones de ouvido. Eles adoram assistir a vídeos no youtube, né? Tudo bem, só não se esqueça de conferir se está tudo ‘normal’.
Sabe aqueles brinquedinhos e livros musicais fofos e vendidos por aí? Certifique-se que eles são de boa qualidade e foi testado e aprovado pela ANVISA. Alguns podem até achar que é ‘frescura de mãe e pai’, mas garanto que a exposição a um material com nível de ruído desregulado é capaz de trazer danos e traumas acústicos irreversíveis. Outra dica importante é prestar atenção aos sinais de alteração auditiva. Ele não se assusta/acorda quando acontecem ruídos altos? Está sempre desatento ao que acontece ao redor? Solicita muito a repetição da frase? Procure ajuda!
Por fim, leve o pequeno para uma avaliação audiológica anual. O seu filho visita o dentista, oculista e pediatra regularmente, não é? Anote na agenda a consulta com um fonoaudiólogo também! Combinado?

Lílian Kuhn é fonoaudióloga com especialização em Audiologia e Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Há dez anos atende crianças e adultos com distúrbios de linguagem. Fonte: BlogLeiturinha. EMT - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário