sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Piracicaba - Salãozinho de Humor expõe 225 trabalhos selecionados - SP.

Caricatura de Amy Amy Winehouse
(Foto: Gabrielly Custódio)

Obras premiadas serão anunciadas em outubro; edição teve 25 esculturas.
Competição recebeu 3.169 desenhos de estudantes de vários estados.

O 14º Salãozinho de Humor de Piracicaba (SP) terá 225 trabalhos em exposição. A edição recebeu 3.169 desenhos de estudantes com idades entre 7 e 14 anos das redes municipal, estadual e particular de ensino, de cidades do estado de São Paulo; Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Os temas recorrentes neste ano foram a crise política brasileira, a dengue e o zika vírus, a gripe H1N1, além de caricaturas de celebridades diversas.
No dia 7 de julho, a comissão de seleção e premiação do 14º Salãozinho de Humor de Piracicaba se reuniu para escolher entre os 320 trabalhos pré-selecionados, os 225 que serão expostos a partir do dia 27 de agosto, no Engenho Central.
Os trabalhos premiados também foram definidos, mas serão anunciados em outubro, durante solenidade com data a ser divulgada. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria, estudantes de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos, serão contemplados com bicicletas, skates e patinetes.
O júri de seleção final e premiação foi formado por Fábio San Juan, artista gráfico, ilustrador editorial e professor de história da arte licenciado Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Camila Daniele Santos, professora de arte do Estado de São Paulo; e Erasmo Spadotto, cartunista piracicabano.
Para Spadotto, os estudantes se voltaram às questões atuais do Brasil, como as relacionadas ao cenário político e as epidemias de dengue e Zika Vírus. “Mas, recebemos também muitas caricaturas, entre elas estão personagens do Chaves, a Dilma Rousseff, Frida Kahlo, Amy Winehouse e cantor sertanejo José Rico, que morreu recentemente, foi bastante explorado neste segmento”, disse.
O Salãozinho de Humor de Piracicaba procura difundir o desenho como instrumento de conhecimento mediado pelas relações entre a arte e educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o universo do humor gráfico.
O evento é realizado pela Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba (Semac) e pelo CEDHU.

Inscriçôes Abertas
Estão abertas até o dia 22 de julho as inscrições para o 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. As categorias em cena são cartum, charge, caricatura, tiras/HQ (histórias em quadrinhos) e tema mobilidade. A premiação soma R$ 55 mil. O regulamento na íntegra e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do evento: www.salaointernacionaldehumor.com.br. 
Fonte: http://g1.globo.com/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário